Porque Conhecer sobre Organizações Exponenciais Ajuda seu Negócio

 

04 de fevereiro de 2019   -   3 minutos de leitura

Mindset / Organizações Exponenciais / Propósito / Universo do Cliente / Proposta de Valor / Modelo de Negócios

 

Por Denise Fanini Leite

 

O mercado era assim: seu concorrente era conhecido. Agora, a concorrência está em qualquer lugar, vem sorrateiramente pelas laterais. O mundo hoje é V.U.C.A. – volátil, incerto, complexo e ambíguo. Mesmo assim, prosperam nesse meio empresas inovadoras como as ExOs – Organizações Exponenciais. Elas utilizam novas técnicas corporativas e práticas de gestão, além de um modelo mental que as difere de empresas tradicionais. Nesse artigo vou mostrar 3 coisas desse universo que vão ajudar você a inovar e ter sucesso ao empreender.
 
Um Novo Mindset

 

A primeira coisa é avaliar como está o seu modelo mental. Não adianta querer disputar com drones de combate e canhões a laser se você ainda luta em trincheira, como na primeira guerra mundial.
Exemplifico: Valor tem sido gerado pela posse de terra, imóveis, equipamentos, mão de obra. Propriedade foi a estratégia perfeita para gerir recursos escassos e assegurar um ambiente relativamente estável e previsível.
No entanto, a economia compartilhada consolidou o acesso, em vez da propriedade, como forma de gerar valor. Nessa linha, Spotify, Airbnb, Uber, Alibaba, que são Organizações Exponenciais, democratizaram música, hospedagem, locomoção, bens de consumo. Se já não é preciso adquirir uma enciclopédia para ter informação ou comprar um GPS para se localizar, devemos isso ao acesso proporcionado por soluções como Wikipedia e Waze.
Enquanto o conceito de propriedade está relacionado com escassez, nesse novo mindset o conceito de acesso está relacionado com abundância e informação. E informação é o maior ativo das ExOs.
Por fim, você não vai inovar pensando com a cabeça do século passado. Conhecendo os mecanismos das empresas que prosperam hoje, você vai mudando seu próprio modelo mental. 

 

 

Mergulhar no Universo do Cliente

 
Muitas pessoas tem uma ideia de negócio na qual acreditam muito. Então, fazem um Plano de Negócios que implementam com competência, mas o negócio não prospera. Embora existam inúmeras causas para o fracasso, quero destacar a que está logo no início de tudo.
Qual é o problema a resolver? Com que frequência ele ocorre? Quem tem o problema? As soluções atuais resolvem o problema? Ter clareza sobre qual é o problema a solucionar é a pedra fundamental.  Mas o real problema do cliente nem sempre é fácil de identificar. E essa é a primeira causa de fracasso. Ter uma ideia que não resolve o verdadeiro problema do consumidor.
Por isso, mergulhar no universo do cliente é algo tão difundido pelos Design Thinkers. Quanto mais você entender sobre suas dores, ganhos e tarefas tanto maiores serão as chances de sucesso.
Astro Teller, da Alphabet, X – the moonshot factory, tem uma frase famosa: “Se apaixone pelo problema e não pela solução”. Ter o foco em dirimir o problema faz com que você persevere em seu caminho. Importante, já que existem ideias incríveis que não são factíveis, ou não são economicamente viáveis e terão que ser descartadas.
Levando isso em conta, você estará melhor preparado para trabalhar sua Proposta de Valor e ter um Modelo de Negócios inovador que, de fato, resolva um problema.

 

Propósito

 

Se nossa vida fica meio sem sentido quando não temos um propósito maior que ilumina o caminho e guia nossos passos, o mesmo ocorre com as empresas. É fundamental entender porque fazemos o que fazemos.
Segundo o livro Exponential Organizations, de Salin Ismail e coautores Organizações Exponenciais pensam grande e tem um Propósito Transformador Massivo, que declara o que elas aspiram realizar. O da Tesla é: “Acelerar a transição para o transporte sustentável”. Audacioso e instigante.
Um propósito forte e inspirador pode gerar um movimento cultural e levar a formação de comunidades. Vimos isso acontecer com a Apple. Lembra daquelas filas imensas do lado de fora da loja só para comprar um lançamento? Não é por acaso.
David S. Rose, autor de Angel Investing: The Gust Guide to Making Money and Having Fun Investing in Startups, tem uma frase dramática, contudo, importante para reflexão: “Qualquer empresa projetada para o sucesso no século XX está fadada ao fracasso no século XXI”.
Então, capacite-se, atualize seu modelo mental, mergulhe no universo do seu cliente e tenha um propósito. Será um ótimo começo para ter sucesso ao empreender!