Bem Vindo à Era das Oportunidades

 

13 de março de 2018   -   6 minutos de leitura

Inovação / Modelo de Negócios / Proposta de Valor

 

Por Denise Fanini Leite

 

No final dos anos 80 e início dos anos 90, era preciso comprar uma linha telefônica para ter acesso ao serviço de telefonia fixa. Indisponibilidades e linhas cruzadas eram frequentes e nem sempre havia oferta para novas aquisições. As linhas eram declaradas no Imposto de Renda e consideradas ativos para fins de rentabilidade. Algumas pessoas compravam para vender mais tarde a um preço superior e outras locavam para terceiros para obter um rendimento extra.

 

Os celulares ainda não reinavam. O primeiro aparelho foi comercializado na década de 90, um tijolão da Motorola que fazia parte da linha de celulares analógicos lançada em 89.

 

Com a abertura do mercado, investimentos em infraestrutura e a evolução tecnológica os aparelhos encolheram de tamanho, ficaram mais leves, baratearam e se popularizaram. Dados da Anatel indicam que o Brasil terminou janeiro de 2018 com 236,2 milhões de celulares. Mais de um celular por habitante.

 

Ainda que atualmente existam insatisfações com a telefonia no país, esse caso ilustra como a tecnologia tornou abundante o que um dia foi escasso.
 
Um Tempo de Avanços Inacreditáveis

 

Trabalhei muitos anos em uma empresa em que inglês era qualificação necessária. Havia muitos projetos em parceria com o Reino Unido, Estados Unidos e Hong Kong. Se tivéssemos algo como o tradutor universal de Jornada nas Estrelas, usado pelo oficial de comunicação da Enterprise, a produtividade seria maior e as barreiras culturais seriam desfeitas com maior facilidade.

 

No entanto, se o século XX foi a era da Gestão, o século XXI é a era da Inovação. Avanços inacreditáveis em pesquisas científicas, tecnologias que viabilizam resultados exponenciais, interações entre tecnologias nos domínios físico, digital e biológico fazem deste um tempo de mudanças profundas.

 

Nutridas por tais tecnologias, no mundo todo estão surgindo empresas com potencial para impactar a vida de milhões de pessoas. A internet e a evolução dos computadores proporcionou acesso abundante à informação e capacidade para compartilhá-la com qualquer pessoa em praticamente qualquer lugar.

 

Surfando nessa onda, nasceram startups com propostas alternativas de ensino e prática de idiomas. É o caso de uma delas que oferta resenhas de livros e um app para que se pratique inglês onde e quando quiser através do celular. Outra ainda disponibiliza um software que corrige a pronúncia.

 

A velocidade dos tempos da Quarta Revolução Industrial, assim colocada por Klaus Schwab, é tamanha que empresas inovadoras surgem já podendo sofrer disrupção antes mesmo que decolem. Pessoas comuns empoderadas pelas novas tecnologias estão reinventando a forma como tratamos da saúde, ensino e consumo.

 

Assim, usando a última tecnologia em reconhecimento de fala, tradução e avanços dos wearables a Waverly Labs, uma startup de Nova Iorque, possibilita que 2 pessoas com  um par de fones de ouvido com bluetooth falem em linguas diferentes entendendo-se claramente devido a tradução em tempo real.

 

O tão sonhado tradutor universal de Star Trek está prestes a se tornar realidade!

 

 

O Diferencial Está na Proposta de Valor

 
Alexander Osterwalder ficou mundialmente famoso por ter proposto em seus livros, Business Model Generation e Value Proposition Design, um método para validar a ideia de um Modelo de Negócios com uma linguagem visual e concisa. O termo Proposta de Valor, cunhado pelo autor, faz parte da linguagem comum estabelecida com o sucesso dessas obras. Proposta de Valor é o conjunto de produtos e serviços, o pacote de benefícios que uma empresa oferece aos seus clientes.

 

Voltando ao fone de ouvido tradutor da Waverly Labs, a ideia surgiu quando um dos fundadores conheceu uma garota francesa. Ele estava numa viagem de férias, ela não falava inglês nem ele francês. Tentando encontrar uma solução, a tradução disponível foi através do celular, mas queriam conversar de forma mais natural. O desconforto gerado criou espaço para buscar algo que fluísse melhor. Essa motivação ganhou corpo a ponto de originar um propósito transformador: “Um mundo sem barreiras de linguagem” que liderou a criação de um negócio com um novo produto de grande potencial. Como Marc Andreessen, co-fundador da Netscape, disse: “A comunicação é a base da civilização e será catalizador e plataforma no futuro para mais inovações e muitas indústrias”.

 

Desejar um mundo sem barreiras de linguagem levou a busca de tecnologias para tornar esse sonho possível, dando acesso e democratizando a tradução de um idioma estrangeiro mais amigavelmente, até então um recurso escasso.

 

Para ter sucesso então, é preciso ter uma Proposta de Valor cuidadosamente refinada até tornar-se um grande diferencial falando mais alto, norteando e usufruindo da tecnologia que implementa o sonho.
 

Que Problema Vamos Resolver?

 

Numa era em que o celular é quase parte do corpo, você consegue imaginar um retrocesso à época da escassez das linhas de telefone fixo? Facilmente nos adaptamos ao que agrega valor. E valor é o centro de um Modelo de Negócios.

 

A tecnologia provê o martelo, você precisa saber onde e como dar a martelada, mas principalmente o porquê de fazer isso. O melhor uso da tecnologia vem de pessoas que querem muito resolver um problema, que tem um grande ideal por trás.

 

Trabalhe bem sua Proposta de Valor e seja bem vindo à era das oportunidades.